segunda-feira, 16 de março de 2009

A EDIÇÃO DE DOMINGO 15/03

Já que a edição chama ao destaque do DJ André Marques, tenho que confessar que não gosto muito do estilo mas fez os brothers saírem um pouco da monotonia das últimas festas e dançar um pouco mais, o que para mim é pouco.

Então vou enaltecer a despedida do André. Ele deseja sorte ao grupo, e deixa uma frase que foi o melhor momento. Ainda bem que a edição não cortou.

“Que vença o melhor, quem merecer. Façam amigos, pois amigos é o mais importante que se pode fazer na vida!”

Nana e Ana sentadas como de costume em um posto observatório, comentam sobre tudo e dessa vez estavam lá seus costumes, as críticas a todos e os olhos não se despregavam de Fran e Max, que com certeza as incomoda já que é o casal concorrente.
Chamo Ana e Nana de casal sim, inusitado e talvez, o mais fake de todos os tempos. Elas não só dissimulam como inventam artifícios que não são cabíveis nem mesmo em uma relação de avó e neta real. Questiono se você leitor já depilou a “pixoca” de sua avó? Se só isso fosse relevante entre tantas outras atitudes no mínimo desconfiáveis que as duas tomaram ao decorrer desses 60 dias de confinamento.

Naiá cobrando uma promessa feita por Fran a Ana sobre a entrega do colar de anjo. Ana deixa claro o que é claro e evidente para todos que tem o mínimo de bom senso. Ana fez o que fez imunizando o Leo na época para salvar sua própria consciência e avaliação popular pelo seu ato falho em prejudicar Fran na prova do anjo da época.

A conversa entre Max e Fran no quarto. Fran deixando claro que cumpriria sua promessa, e o Max dizendo que ela estava certa em fazê-lo pois palavra dada é palavra cobrada, quando se trata de índole.

A discórdia entre Milena e Pri durante a festa. Pri parece mesmo estar dando asas aos ensinamentos de Maíra. Palavras repetidas e agressões verbais muito parecidas da já então eliminada saem da boca de Pri com uma facilidade imensa (burra, idiota). Não pensava que Pri seria tão moldável a esse ponto, mas castigo do monstro e a quantidade de álcool ingerida contribuíram para que as travas na língua e pensamentos de Pri estivessem mais frouxos naquele momento, e pudemos ver o quanto qualquer ser humano é moldável desde que quem se proponha a fazer isso seja “craque” na arte e o ser a ser lapidado tenha a “couraça”, frágil, com valores um tanto duvidosos para si mesmo.

Fran tentando fazer com que Mi e Pri se entendam, e não briguem , pois são amigos e amigos devem relevar um momento de estresse causado por uma situação imposta pelo jogo. Mi deixa claro que não vai brigar, que apenas ficou chateada momentaneamente.
Para mim teve uma das melhores atitudes, que em outra época aconselhou a Fran a tomar. Fran já colocou o conselho em prática no dia em que se chateou com Pri e Mi no quarto do líder quando as duas eram só críticas a seu respeito, por causa do cinema.

Flavio se diz encantado por Fran e suas atitudes de sempre, mas não tarda a colocar em pauta e evidência seus erros.
Queria eu tentar entender se Flavio julga que sua atitude de fofoqueiro é totalmente aprovável por todos e se isso não o minora frente a atitudes dos outros. Ele não me parece nada desprovido de inteligência, e porque então não percebe que isso só depõe contra si mesmo?
Pelo visto é caráter, tentar fazer o tempo inteiro que os outros acreditem que suas verdades são maiores do que a de todos os outros, construindo seu pedestal nos defeitos alheios.

Estaria Ana tentando fazer com que Fran lhe faça uma nova promessa, dizendo que não votará em Max se receber o colar de imunidade de Fran?
Mais uma troca de favores a ser cobrado adiante?

E como não parabenizar a edição pelo minuto cedido a coreografia de Fran, Max e Flavio.
Eu vi a cena no GMC, e foi o ápice da festa.
Quem comandava a brincadeira?
Fran claro, como sempre divertindo os amigos, mesmo os que não participavam diretamente, o público e até o apresentador não teve como conter o sorriso estampado no rosto.
Salvo lembrar que a cabeça de Fran dava rodopios pela decisão do colar de anjo, que a atormentava muito entre, salvar Max de um possível paredão, e em contrapartida cumprir a promessa que havia feito erradamente a Ana lá no começo do jogo, ainda tinha a tal má intenção da produção de dar a conotação que deu ao cartão postal escrito por seu ex-affair.
Ex- Affair sim, pois nunca foi dito por Fran que era seu namorado, muito menos que o namorava antes de entrar na casa, e ainda já disse por inúmeras vezes que hoje gosta de Max e fez sua escolha, resolvendo NAMORAR o BENHÊ.
O porque todas estas afirmações nunca foram ao ar na TV Aberta, já não me surpreende mais, levando em conta que a própria direção resolveu questionar ininterruptamente o romance mais real que já aconteceu até os dias de hoje no BBB.
De fake, não há nada, pois se montado fosse, deveríamos ver beijos explicativos para o público, não haveria necessidade de que Bial um dia pedisse que externassem para o público uma situação que já estava resolvida por eles e para eles mesmos. Não haveria conflitos, não haveria discordâncias nas atitudes, só veríamos amor, amor e amor. Não é assim que se faz uma bela trama de novela?

Bial no primeiro contato faz relembrar o entreveiro de Pri e Mi dizendo que Mi estaria alcoolizada quando era visível que quem estava em estado de embriagues era Pri que não só criou a situação como acabou por receber um repreenda da produção, perdendo estalecas e a ameaça de destruir a festa de todos.
Ainda depois o apresentador tenta insuflar Pri contra Fran dizendo que o presente de monstro de Fran teria sido jocoso.
Bial se refere a senso de humor, e não posso fugir de perguntar quem vem mostrando o maior senso de humor dentro da casa, apesar de tantas armadilhas sendo impostas pela produção.
Mais uma vez destaco a personalidade de Fran, a nada boneca e sim mulher de carne e osso que se irrita sim, perde a paciência vez ou outra, mas está sempre a postos para acolher quem necessita, retribuir carinhos e ainda fazer graça de qualquer situação, mesmo que no seu íntimo esteja destroçada.
Fran explica o motivo pelo qual foi levada a dar a tarefa de monstro para Pri mesmo que isso fugisse da vontade do apresentador que bate em sua própria cabeça sugerindo que falta a Fran inteligência. Quem é mais ou menos inteligente quando se trata de explicar algo que foi sugeridamente condicional à crítica?

Bial encerra seu primeiro contato dizendo que ele mesmo, não a produção considera que este confinamento é o mais rigoroso até então. Conclui que os confinados estão emocionalmente destroçados, o que é visível na quantidade de problemas físicos somatizados, e por isso os parabeniza pelo espírito de luta e deseja que consigam manter a garra pelo intento final. Já em Off foi visível ver o quanto esta colocação deixou os brothers felizes e emocionados.

Bial chama a atenção do público para o comportamento de Fran depois que recebeu o tal cartão postal.
Vemos Mi e Pri se entendendo, a prova da comida sendo realizadae Flavio ganhando a moto.
Mais uma vez me surpreendi com a produção mostrando as armas de Naiá e Ana, de ininterruptamente evidenciar o tal cartão.
Claro que isso faria parte da edição, pois incansavelmente as duas repetiam a mesma ladainha ao longo do dia, e se a produção tinha que mostrar estas participantes não teriam nada além disso para mostrar.
Não evitaram a comparação entre o comportamento de Max e o tal affair. Esquecem-se elas, que estariam mostrando o quanto de veneno tem em suas colocações e que o cartão foi escrito no inicio do programa e que hoje tudo pode ter mudado, como já é claro para quem navega na Internet, e vê em todos os cantos que o rapaz nada teve de mais sério com Francine e que deseja que ela siga sua vida feliz, não sem antes tentar minorizar a conduta de Fran. Em seu orkut ele associa a foto de Fran ao dito “chuta que é macumba”. Ele também tem hoje uma namorada assim declarado por ele mesmo.
Ana tenta julgar os sentimentos de Fran, dizendo de quem ela gosta ou não. O quanto de vida e sentimentos reais Ana conhece? Até onde sabemos viveu em uma redoma promovida pela boa vida, e pelos mimos de pai e mãe que sempre teve.

Nana na cozinha tenta fazer que chegue ao conhecimento de Max através do fofoqueiro Flavio que Fran teria batizado o sapo de pelúcia de Djotinha, e Fran logo esclarece que o sapo foi batizado pela própria Naiá buscando mais um desentendimento.

Fran depois de ir chamar sem êxito os amigos para comer a refeição que acabara de preparar. È mostrada sozinha desfrutando apenas da companhia de seu brinquedo inanimado, dando a conotação que Fran imagina que o presente tenha sido dado pelo Djota.

Nana mais uma vez mostranda e fica mais uma vez claro, o quanto é implicante, se aproveitando da fragilidade alheia, e ri.
Josi conversando com Mi, tentando descobrir como se dará a formação do paredão. Criticam a promessa de Fran em dar o Anjo a Ana, mas que deve cumprir já que foi palavra dada.


Flavio provoca Fran e Max, no pequeno contato que tiveram durante ao longo do dia.
Fran sai do recinto e Max deixa claro que com ele a produção não chegou ao intento de provocação, mas que Fran está balançada sim e acha normal.

Flavio diz que Max está balançado ao ponto de ter chamado Fran de AMOR durante a festa da noite anteriror.
Max ri e diz que escapou de seu controle o tratamento dedicado, que revela o quanto está envolvido.

Bial volta a fazer contato com os confinados, e chama uma explicação sobre as tão raras lágrimas de Max. Max diz lindamente por sinal, que lágrimas são jóias que devem ser derramadas por quem as merece. Bial sugere que lágrimas são incontroláveis, e Max afirma que tenta se controlar.
Em seguida Bial interpela Fran sobre qual carta mexeu mais com seu emocional.
Fran muito constrangida diz que todas tiveram o mesmo peso. Bial sugere a desconfiança nas palavras de Fran. O apresentador segue dizendo que o cartão foi escrito no inicio do programa. Bial pergunta se Fran sabe quem enviou o sapo de pelúcia e Fran diz ter certeza que foi sua mãe, pois o perfume sentido na pelúcia é o que sua mãe usa.
O apresentador ainda pergunta sobre o batismo do sapo, e Fran mais uma vez deixa claro que o batismo maldoso partiu de Naiá.


Bial questiona Max sobre o peso que teve pra ele o tal cartão. Max diz que está tudo bem, mas Fran pede a ele que não alongue o assunto e ele respeita, se dizendo censurado.

Atitude que não tenho como deixar passar em branco, pois a inteligência de Fran mais uma vez se faz presente com esta atitude e Max entende o recado muito bem.
Bial sugere que Max seria “corno” e por isso usa chapéu. Max deixa claro que se há alguém corno na história é o tal Dajota, que deve estar no momento usando um sombreiro mexicano. Bial ri muito e concorda. Em seguida, diz que não pode colocar “pilha”, nitidamente percebendo que o “tiro saiu pela culatra”.
Mais uma vez a graça toma conta do recinto, e é mostrado ao público Max fazendo encenação daquilo que seria a intenção para suas atitudes frente a provocação. Fran visivelmente descompensada sai da sala para tomar um copo de água. Max conclui que dentro do jogo é só provocação e que todos deveriam estar preparados para isso.

A formação do paredão fica para o próximo post.
Não tive como resumir mais minha visão sobre a edição de ontem a noite e resolvi poupar vocês leitores de um texto tão longo.
Muitos assuntos e a alegria de ver que os próprios confinados estão deixando a produção de mãos atadas quanto ao direcionamento do que é mostrado ao público.
Isso me fascina. (risos.......)