terça-feira, 10 de março de 2009

O RESUMO DA “ÓPERA”

A edição mostrou de fato os acontecimentos noturnos pós a formação do paredão.
Sonhava eu que o tempo destinado daria para que tudo fosse mostrado, mas tenho que confessar que tentaram e conseguiram, apesar de algumas frases simples que foram omitidas ou subtraídas em prol do tempo.
Porém só fico imaginando quem consegue acreditar que os discursos e ou colocação de Bial não passam por uma pauta de aprovação da direção do programa para que ele as coloque ao vivo para o público.
Bial diz ao vivo que palavras devem sim ser ditas mas não devemos esquecer que arcaremos, sempre seja onde for, no momento seguinte com as conseqüências delas.
Concordo, mas me sustento na afirmação que Max outrora fez, sobre este assunto tão polêmico quando se trata das conseqüências que elas podem ter.
Ele, Max, afirmou e isso já foi levado ao conhecimento do público, que podem ser interpretados de forma errada e que na vida o número de ouvintes é menor do que quando se propuseram a entrar no BBB, e por isso há de se ter cuidado, com as pessoas envolvidas no diálogo, pois ali jamais terão o tempo necessário para remissão de um erro.

Flavio é questionado, ao vivo, sobre suas colocações dos útimos dias.
Bial pergunta se ele acredita que as edições estão sendo condutores de opinião popular.
Flavio diz que não é a condução que o preocupa, pois ele acredita que os fatos são mostrados com a conotação real do que aconteceu, porém o tempo diminuto para mostrar o que aconteceu em 24 horas, jamais conseguirá refletir de fato aquilo que aconteceu. Continua afirmando que este BBB que é rico em acontecimentos, e pode sim, ter prejuízos grandes, pois ao reduzir os acontecimentos, atos e palavras importantes, estarão de certo sendo omitidos momentos chaves. Mais uma vez ele diz que o voto dado pelos participantes deveriam ser também um parâmetro para o público que assiste apenas a TV Aberta, como opinião ilibada daqueles que vivenciam as 24 horas diárias do jogo. Acredita que quem assiste o PPV e GMC tem uma visão até mais ampla que os próprios jogadores,pois podem acompanhar os quatro cantos da casa ao mesmo tempo, condições que os confinados não tem.
Nesta colocação fica o meu pensamento de qual voto então deveria ter o maior peso na hora de uma decisão partindo da idéia que quem vota via NET, teve o cuidado de se informar devidamente antes de lavrar sua escolha, pois este meio de acesso existe para esta formação de opinião.

A MÁQUINA DA VERDADE

Ana - É questionada sobre o fato de se achar perseguida. Afirma que de fato tem este sentimento sim.
Bial pergunta se ela e Nana tendo votado em Milena foi combinação de voto e pode ser julgado como pacto. Ela diz que não, pois não combinam votos e nem suas justificativas são as mesmas. Sobre um possível paredão entre ela e Naiá ela diz que jamais gostaria que isso acontecesse.
Seu primeiro ato após o termino do programa, se este lhe der o milhão almejado, compraria um terreno.
Do lado B, ela diz não gostar de Flavio e Max pois eles falam demais em jogo, e gostaria de trazer para seu lado dentro da casa Francine, pois confia e gosta dela.

Maíra – É questionada sobre critérios que Max usou para indicá-la ao paredão. Ela diz que não os aprova, mas que respeita a indicação.
Quando questionada sobre a forma e a hora que entrou no jogo, e se isso a prejudicou de alguma forma, ela diz que sim, pois os grupos já estavam formados e teve que lidar com os ciúmes de Milena para com o Ralf e de Fran com o Flavio enquanto amigo.
Bial diz que é claro que ela dá esperanças a Flavio, mas recua no momento seguinte, e pergunta porque. Ela diz que tem filho fora da casa e que não teria problemas em dizer que se apaixonou mas como não é o caso então prefere poupar sua cria de dizer apenas que cometeu um deslize. Quanto ao seu primeiro ato caso ganhasse o milhão que está disputando, ela diz que compraria uma casa para a avó e outra para a mãe.
Em seguida é questionada sobre quais brothers femininas são fúteis, ela afirma que a palavra é muito crítica e pesada e de uma forma um pouco mais branda classificaria Ana neste contexto.

O Programa sai do ar, mas Bial volta falar com os confinados propondo um jogo da verdade com eles por um período máximo de 5 minutos.
Duas urnas são buscadas na despensa e Ana é escolhida para sortear quem fará a pergunta e quem responderá e o tema será sempre dado pelo apresentador.

Antes do inicio da brincadeira Bial define a palavra Pacto dando sinônimos a ela como: Aliança, Coalisão, Acordo, Trato entre duas ou mais pessoas, União, ou ainda demonstração de lealdade entre amigos.

Ana pergunta para Naiá sobre quem ela acredita que faz combinação de voto. Nana enumera todos do lado B: Flavio, Priscila, Max, Fran e Milena.
Fran pergunta para Max se estratégia é válida dentro do jogo. Ele afirma que sim pois não podem ser displicentes quando se propuseram a jogar de forma adulta, respeitando seus adversários, sem menospresá-los ou rotulá-los de forma cruel em prol de transforma-los em vilões.
Max pergunta para Flavio sobre qual sua visão das edições do programa. Ele acredita que o público deve ter uma visão muito parcial do que verdadeiramente acontece dentro da casa pois o tempo de amostragem para o público é muito reduzido.
Maíra pergunta para Pri sobre se os segredos que carrega em vida, devem ser totalmente revelados dentro do BBB. Pri diz que nem todos, pois ali foram colocados entre pessoas diferentes ou não daqueles que confiaria um segredo, e além disso esta sendo ouvida por muitas pessoas que não tem o mesmo pensamento sobre assuntos diversos, por isso o julgamento talvez não seja o ideal. ao qual se exporia de fato.
Josi pergunta para Fran se na casa ela acredita que tenham mulheres fúteis. Fran diz que tem mas que isso não a incomoda, pois o seu julgamento do que é fútil não serve como rótulo de personalidade para ninguém.
Nana pergunta para Ana se ela acredita que exista um pacto e se isso a faz sentir perseguida. Ela diz que até o dia que Bial a comparou a uma Alice no país das maravilhas não acreditava, mas passou a olhar com outros olhos os confinados. Assim como Alice da fábula ela estaria sendo enganada o tempo inteiro por todos que a cercam.
Pri pergunta para Milena se Lealdade é importante para que haja Amizade. Pri diz que sim e que é fundamental desde que haja ética nas atitudes.
Flavio pergunta para Josi sobre o que significa lágrimas. Ela diz que as delas são do íntimo e que as usa até para se fortalecer e revigorar.
Bial faz a última pergunta direcionando-se para Nana sobre ela ter um pacto com Ana e até que ponto este pacto seria respeitado. Nana diz que no momento que achar que Ana agiu de forma errada este pacto poderá ser rompido com um voto no confessionário.
Bial encerra a brincadeira e se despede dos confinados.

Os ânimos na casa ficam completamente alterados gerando mais um “ barraco” senão o maior desta edição.
Flavio visivelmente descontrolado discute com Nana, a acusando de ser mentirosa pois na noite anterior teria dito que acredita que ele fosse o único a não combinar votos com seu grupo e que quando teve a oportunidade soube foi desmentir, o acusando e de forma premeditada duvidando de sua conduta.
Nana retruca já em tom de voz alterada e a discussão começa e não tem fim por mais de 3 horas consecutivas.
Todos acabam se envolvendo na discórdia.
Max continua ainda muito sobre controle defendendo suas posição quando tem oportunidade entre um grito e outro de Ana e Naiá.
Flavio sai da sala e Fran que não consegue ser escutada pelos demais vai tentar acalmar Flavio que quase esmurra paredes a sua frente.
Ela pede calma, até que Flavio entra no banheiro.
Fran da as costas e vai ao encontro de Max para tentar apaziguar um possível descontrole dele também.
Consegue redmilo dizendo que a brincadeira foi proposital para que aquilo acontecesse. Max entende a colocação da namorada e se cala.
Flavio escuta mais acusações com seu nome envolvido já que Ana e Nana não tem o menor cuidado quanto a respeito em realção ao timbre de voz a ser usado quando se acusa alguém, sendo verdade ou não.
Flavio sai em disparada para a sala e diz que duvida de fato, da realidade das lágrimas de Nana no dia do paredão Ana/Ralf. Pergunta se ela tem noção que aquilo gerou tantos votos em apenas um bloco de programa que talvez tenha sim determinado a saída de Ralf pois Bial havia declarado que a diferença era muito apertada minutos antes do chororô. Ainda coclui seu questionamento perguntando se tinha mesmo tanto medo que Ana fosse embora o porque atender o pedido em não imunizá-la. Diz que são duas atitudes completamente contraditórias.

A discussão não esmorece mas existe um filme aguardando no quarto do líder para Max, que convidou Flavio e Fran para desfrutar dos quitutes e o filme presentado ao líder como distração.
Max, Flavio e Fran já no quarto do líder e degustando os quitutes continuam a conversar sobre todo o clima que se instaurou depois da brinacedira com Bial e tecem pensamentos iguais sobre os acontecimentos, conduta de Nana e Ana na brincadeira e no jogo, por fim entedem que só lhes resta naquela noite assistir o filme romântico que a produção mandou, pois a outra opção se tratava de Jogos Mortais, o que seria pesado demais depois de tanta alteração de ânimos.

Permanecem na sala Mi, Josi, Nana e Ana ainda bastante alteradas com acusações mútuas sendo proferidas quase que aos berros, como se o volume fosse dar razão a qualquer um dos lados.
Pri se prepara para ir “malhar” e no quarto esta em companhia de Maíra e tecem seus posicionamentos julgando atitudes dos outros, pois dizem que não tem como conversar e resolver nada no clima que se encontra a casa naquele momento.
Fico imaginando o porque não falar então de si mesmo ao invés de incluir terceiros que não tem como se defender já que são acusados na surdina.
Mas tarde Pri se une a Mi na sala e com sábias colocações e totalmente pertinentes colocam Ana e Naiá em cheque, por inúmeras vezes, o que faz Ana repetir a ladaínha de sempre, que é a perseguida, que é injustiçada. E Naiá que o grupo B está combinando votos para tentar eliminar Ana do jogo.

Milena em seu firme posicionamento se defende e defende os seus amigos de todas outras acusações que Nana faz sem ter o cuidado em rotular os outros com palavras que possam ser pesadas e ter consequencias desagradáveis quando proferidas em microfone para tantos mil telespectadores.
Nana além de não entender que é o público que os julga ainda diz que não se importa de forma nenhuma com que o público pensa a seu respeito. Que continuará agindo assim sim, pois é assm na sua vida “real”.
Onde foi que Nana perdeu o senso de que o público é quem dará ou não o milhão a ela, no final?

Se eu pretendesse contar tudo que vi e ouvi não teria tempo nem a paciência dos leitores desse espaço pois a conversa deus voltas e retornava ao ponto de partida. Quem faz ou não “pacto”, quem combina ou não votos, e quem tem respeito e cuidado com seus companheiros de confinamento.

As últimas conversas que acompanhei foi Maíra tentando deixar sua semente de discórida dentro da casa, pois por ela já é tida como certa sua eliminação hoje.
Ela em conversa reservada com Ana, diz que esta se coloca e maus lençóis dizendo que existe combinação de voto contra si, mas ainda defende Francine quanto a mais querida do lado adversário que já se configurou no jogo.
Ana diz apenas que não credita totalmente nas colocações de Naiá, do que é ser leal ao amigo e o que é pacto contra alguém. Que pensa da mesma forma que Milena e Fran quanto a defender seus mais próximos dentro do jogo até que não possa mas faze-lo pela configuração que o jogo tome na hora da decisão de voto.
Nana interpela e diz que não compactua com isso pois votará em Ana mesmo que ainda haja opções se ela lhe der motivos para isso.

Eu fiquei imaginando qual motivo outro Nana ainda aguarda para voltar a falar que Ana a prejudica na casa, que tem atitudes imaturas e que Ana é sua “cruz” ali dentro do jogo, e ainda que gostaria de não te-la mais no jogo pois a presença de Ana atrapalha suas estratégias.
Palavras ditas algumas vezes por Naiá quando ainda não tinha percebido que Ana é sua âncora no programa formando o “casal” inusitado e o querido da vez.

A outra conversa a ser citada é Pri com Milena deixando transparecer o quanto volta a se enredar pelos pensamentos de Maíra, em relação ao comportamento de Fran, afirmando nas entrelinhas que a qualquer momento pode não mais respeitar o tal "pacto" tão criticado pelo lado adversário e que pode estar sendo julgado de forma errada pelo público.
Milena apenas observa e faz cara de quem não acredita que Pri já está corrompida pelas conversas e idéias de Maíra, que fez Pri mudar tão rapidamente de opinião. E ela, Milena, ainda afirma que se manterá na mesma conduta até o momento de ser eliminada abaixo de críticas ou não.
Nas expressões faciais e palavras ditas por Pri, fica nítido, o quanto resolveu reconfigurar sua conduta dentro do jogo, em defesa de sua permanência dentro da casa, mesmo que isso venha ferir sua conduta e personalidade como pessoa que defendeu até minutos antes da conversa particular com Maíra.

Mais uma vez, com um jogo proposto, a discórdia foi semeada dentro da casa, em prol da audiência.
Nada de errado, desde que que seja levado ao público da TV Aberta, verdades mesmo que haja necessidade de alongar o tempo de exibição do mesmo em alguns minutos ao menos.