terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

A MÁQUINA DA VERDADE EM QUESTÃO 2

Melhor que qualquer resumo é rever à cores e com áudio



Alguns ontem a noite ficaram se perguntando o porque logo depois da tarja "calibrando..." aparecia, "já mentindo...", sem ao menos o analisado ter respodido parte da primeira pergunta. Eu em sã consciencia não sei, mas faço minhas apostas.

Apenas uma forma de definir dois pontos acuidistantes da voz do analisado determinando os parâmetros para a medição.

O que fica para mim, como ponto mais polêmico para aceitação total desse "aparelhinho", é a questão, do porque, é tão perceptível quando o analisado se mantém na mesma linha de pensamento e afirmação, a máquina pola nos dois extremos entre a verdade e a mentira.

Sou fonoaudióloga por formação, e posso afirmar que um movimento feito com o pescoço, caixa craniana, e toráxica, abruptamente ou nem tanto, muda toda a conformação audível da voz do analisado.

Além disso o analisado tem a captação vocal do som de forma aérea, o que não dá sustentação real para julgamento. O som captado desta forma, também sofre alteração deacordo com a posição que as ondas sonoras saem da boca do locutor, se mais para um lado outro do cômodo acústico no qual estão.

Muitos aspectos dão munição para qualquer defesa, seja pela verdade ou mentira acusada pela máquina.

Além disso temos o suporte do sensor de batimentos cardíacos. Talvez, tão ou mais conflitante que analisar a voz. O mais simples movimento pode alterar nossa frequência cardíaca de uma forma visível para qualquer leigo analisar como aceleração ou desaceleração do "tic-tac" cardíaco.

Porém desta vez foi terrivelmente vergonhoso perceber o desconforto físico grafado por olhares, sorrisos, em suma, expressões faciais em todos os 3 analisados e a mentira foi vista por todos nós em vários momentos nas 3 avaliações.

Para mim, ainda falta muitos componentes delimitantes para o julgamento não partidário dessa avaliação como veradde ou mentira absoluta.

Cabe a nós o bom senso na hora da defesa ou acusação, continuarmos nos guiando pelo comportamental antecedente, com mais afinco do que por um simples tarja verde ou vermelha que aparece no vídeo. Teremos sim o ideal não necessariamente o real.

Resta desejar, Boa escolha!

Vote consciente com sua própria análise de quem seria o mercedor de continuar no jogo, seja por qual escolha você tenha feito ao premiar com a permanência no jogo.

A noite, após a definição da eliminação da semana tem encontro marcado aqui.

Aguardo você!